domingo, 3 de julho de 2016

O que você sente?


Você já deve ter conhecido alguém que aparentava não sofrer. Vivia sorrindo, pra tudo encontrava um método prático. Alguém que não se envolvia, justificava dizendo que não precisava daquilo, que era independente demais, "descolado".

Talvez o que essa pessoa não sabia é que existem mecanismos de defesa que funcionam inconscientemente para evitar que o ego entre em contato com algum conflito doloroso. ⁉Qual a relação disso tudo?


⚠É que às vezes àquela pessoa que sorri para tudo, que encontra uma forma prática e apática de lidar com conteúdos emocionais, pode estar mascarando um sofrimento, ou, fugindo dele através de uma aparente felicidade. E pode estar tão envolvida na situação que para evitar um colapso desenvolve defesas que bloqueiam os seus sentimentos. Assim demonstra sempre que está tudo bem. Mas a apatia e o peso dos problemas denunciam a necessidade de receber ajuda. >>É importante se escutar, saber o que sente, qual a intensidade do sofrimento, e o porquê de mascara-lo. Assim é possível procurar auxílio psicológico e elaborar o conteúdo que causa sofrimento, tornando-se saudável. 


Por isso, assuma os seus sentimentos e procure ajuda quando não conseguir compreende-los e transforma-los em resiliência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário