segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Quem é mais importante?

É comum, quando não nos sentimos valorizados, exigirmos mais de nós mesmos. Isso ocorre com pessoas que possuem a crença de que é necessário se sacrificar em prol do outro, ou abdicar de si para ser reconhecido. Então, imaginamos que se fizermos mais, seremos reconhecidos e nos sentiremos amados. 

Logo, diante da situação de não nos sentimos amados na relação, pensamos que se nos doarmos mais à ela poderemos receber a recompensa, ou a nossa parte, afinal, investimos tanto, não é?! Então passamos a fazer tudo pelo o outro, aumentamos o nosso investimento na relação e deixamos os nossos princípios de lado também. Isso tudo para sermos reconhecidos e nos sentimos amados. Porém, quanto mais investimos, mais nos sentimos cansados e magoados porque o outro pode não compreender o recado, e achar que todo esse investimento é natural e não requer trocas. Ficamos insatisfeitos com a relação, pessoas que possuem a tendência a se culpar podem nessas situações se questionarem sobre onde erraram e o que mais poderiam ter feito para se sentirem amadas. A raiva também é um sentimento comum nessas relações, e é aí que surgem frases do tipo: "eu me doei tanto e ele não reconheceu", "eu abri mão de tudo por ela", "eu não sei mais o que eu faço para que ele me ame"... 


⚠É importante saber que relações assim se fundamentam num jogo de poder, de dependência afetiva e de falta de respeito por si, afinal: "eu me desgasto para que o outro me ame", e ainda: "eu me desamo para me sentir amada". 

➡Contraditório, não é? Esse formato de relacionamento é desfuncional e causa implicações para ambos os envolvidos na relação, afinal, uma relação sem trocas afetivas acaba elegendo um dos parceiros como mais importante, e o outro como alguém que depende deste.


***Portanto perceba quais as suas expectativas numa relação, e converse francamente com o seu parceiro para saber o que é real e o que é ideal, e como vocês juntos, podem flexibilizar essas questões. E, sobretudo, perceba se você está se valorizando, saiba que a resposta virá quando você analisar como se sente nos seus relacionamentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário