domingo, 1 de maio de 2016

Liberdade e Responsabilidade

Ser livre significa escolher aquilo que se quer ser, de modo que a forma que eu escolho me tornar é única e exclusivamente de minha responsabilidade. 
Mas, ser responsável pelos próprios sentimentos, pelas próprias ações e comportamentos implicam em um posicionamento pessoal perante a vida. Então... Mesmo que se escolha algo em virtude do outro, mesmo que se diga sim querendo dizer não, é necessário saber que através disso se estará escolhendo a direção da própria vida. E o rumo que ela irá tomar dependerá de cada decisão tomada, mesmo que esta decisão não seja genuína aos próprios sentimentos mas sim para agradar o outro, ou enfim... (conforme foi explicado na postagem anterior).

Então quando se assume a direção da própria vida, deixa-se de ser expectador para se tornar agente de transformação do "seu" eu.

Acontece que nesse processo de apropriação de si, é natural que as queixas percam espaço, que a vitimização não encontre fundamentos para se exercer uma vez que "eu serei" o responsável pela forma com que "me apresento" ao mundo, pelas "minhas escolhas", pelo "meu" modo de lidar com as "minhas" fragilidades. 

Mas, será que estamos realmente preparados para assumir as responsabilidades sobre nossas escolhas? Bem, em caso de dúvidas, as nossas atitudes (lê-se escolhas), nos mostrarão isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário