quinta-feira, 5 de maio de 2016

Culpa

Você certamente já passou por alguma situação em que expressou a sua opinião ou se posicionou e foi duramente rejeitada sob a justificativa de que sua opinião - decisão era imoral, ou, sob os argumentos de "não é certo", "você não pode", você não deveria"...
E é provável que essa situação tenha lhe deixado confusa afinal, como algo poderia ser errado se lhe traria satisfação e não iria prejudicar ninguém? Pode ser também que o ocorrido tenha lhe deixado triste devido seu querer não ter sido aceito, ou no mínimo, respeitado, e automaticamente, por você não ter sido aceita. Conforme vivia situações semelhantes em que se sentia reprimida ao escolher aquilo que desejava, a tristeza foi dando origem à raiva por "ter" que adotar comportamentos não condizentes com os seus desejos. Mas a raiva. Justamente a raiva, sentimento este também tão negado e proibido, tão imoral. Esse acumulo de repressões certamente deu origem ao sentimento de culpa porque você era diferente daquilo que "queriam" que você fosse, e também por você ser imoral perante alguns indivíduos.

Bem, uma vez compreendido o porquê de tantos sentimentos negativos, é importante entender qual o princípio saudável para ser adotado - vivido: princípio moral ou princípio do prazer-dor?

A Teoria Reichiana diz que cada indivíduo é uma unidade psicossomática em que corpo e mente formam um sistema integrado, neste sentido ambos agem buscando a regulação ou o equilíbrio psíquico, e automaticamente, refletindo na saúde do "corpo". Bem, partindo deste princípio então fica mais simples compreender que todo o indivíduo saudável irá buscar o prazer e evitar a dor, esse é o princípio do prazer. Contudo, quando o "todo" do indivíduo deseja algo mas é impedido de satisfazer o seu desejo por causa de uma moral que se tornou regra negativa (princípio moral), logo todo aquele processo de tristeza-raiva-culpa surgirá.

Então diante desse conflito entre princípio moral e princípio do prazer, é fundamental perceber qual o princípio que norteia a sua escolha, e entender que a moralidade por vezes pode bloquear a sua espontaneidade causando sentimentos negativos e sintomas prejudiciais à saúde.
Por isso, é fundamental procurar um psicólogo e iniciar a psicoterapia para compreender a origem dos seus sentimentos e saber como elaborá-los para então alcançar uma vida mais saudável e espontânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário