domingo, 1 de maio de 2016

Viver é escolher: Felicidade é uma escolha


Não é possível fugir, a todo momento nos deparamos com as possibilidades. Parece um processo simples: escolho e logo realizo meu desejo. 
Mas não é tão simples assim, é legítima a nossa angústia perante o novo. 
Não existe uma regra ou um padrão que norteie o motivo das nossas escolhas, se elas serão regidas pelo desejo, pelo querer ou pelo ideal, pelo "correto". O fato é que quando escolhemos algo de acordo com o que julgamos ser ideal ou mais satisfatório para outrem acabamos abdicando da nossa pulsão de vida, deixamos que àquele defina o nosso destino. 
Então, para que nossas escolhas ocorram sem conflitos temos que considerar três dimensões :
*Dimensão cognitiva: pensamentos, ideias e o que se reflete sobre a escolha que faz ou se pensa fazer; *Dimensão emocional: emoções  e o que se sente sobre as escolhas que se pretende fazer; *Dimensão comportamental : a escolha em si, o comportamento adotado. 
É a genuinidade dessas três dimensões que fará com que tomemos as decisões que desejamos. Precisam os ouvir as três dimensões do mesmo modo, de forma equiilibrada e harmônica. 
Temos somente uma oportunidade de viver o hoje então que ele seja fiel aos nossos anseios. Saber se escutar e se colocar em primeiro lugar é a maior prova de amor para consigo e quando há amor, àqueles que estão próximos também se alegrarão. "Felicidade é uma escolha", então, que sejamos merecedores dela.



Nenhum comentário:

Postar um comentário